sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Encontro Nacional de Mestres-salas e Porta-bandeiras

Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul é a “Capital Brasileira do Samba” neste sábado (13), quando recebe o Encontro Nacional de Mestres-salas e Porta-bandeiras, que acontece das 14 horas à meia-noite, no espaço panorâmico da Scar. A entra é franca e a expectativa dos organizadores é que o evento conte com a participação de pelo menos 700 pessoas. O presidente da Fundação Cultural/JS, Jorge Luiz da Silva Souza, enfatiza que esta é primeira vez, em 13 anos, que o evento ocorrerá fora de Florianópolis.

De acordo com Souza, a realização deste encontro em Jaraguá era um projeto elaborado há dois anos e tem como objetivo a valorização da cultura das etnias do município, “neste caso, o samba, que propicia a maior festa popular do planeta, o Carnaval”. Ele informa que estão confirmadas as participações de escolas de samba do Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Itajaí, Joaçaba, Navegantes, Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul e Joinville.

Entre as porta-bandeiras e mestres-salas convidados, Souza destaca a presença de Bira e Jaqueline, da Escola de Samba São Clemente (RJ), eleitos “Casal Estandarte de Ouro” do Carnaval do Rio de Janeiro de 2010. O presidente da Fundação Cultural diz que também estarão no evento representantes da velha guarda das escolas Copa Lorde, Coloninha e Consulado do Samba, de Florianópolis. Na programação, ainda estão incluídas as apresentações dos grupos Beira Samba (Joinville), Por Acaso, Levando Lero e Sambará (Florianópolis), além do cantor e compositor carioca Marquinhos Diniz e da bateria da Unidos da Coloninha, entre outras atrações.

Previsto inicialmente para acontecer no dia 25 de julho, dentro da programação de aniversário de 135 anos de Jaraguá do Sul, o encontro foi transferido para este sábado pelos próprios presidentes de blocos carnavalescos locais. “O pessoal argumentou que dia 25 era feriado só aqui, o que dificultava a participação das pessoas de outros municípios”, esclarece Jorge Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário