terça-feira, 16 de agosto de 2011

Mostra de Dança Caminho do Saber

Rio Negrinho

Com o município se preparando para o Festival de Dança, alunos do Colégio Caminho do Saber passaram por quase todas as danças que marcaram o século XX. Na primeira mostra de dança da unidade escolar, feita em duas noites no Espaço Lina Rückl, do Shopping Rückl, os pais acompanharam de perto o resultado de meses de pesquisa e ensaios.

“A arte-educação não visa formar artistas, mas desenvolver o maior número de habilidades para favorecer os jovens pessoal ou profissionalmente em qualquer área que venham atuar”, conta a coordenadora Cristiane Maros, pouco antes do início das apresentações. O objetivo das aulas de artes era buscar o desenvolvimento do senso estético, forma, movimento e composição a partir da criação de coreografias caracterizando a dança em diferentes épocas. Participaram alunos do Ensino Fundamental II e Médio.

A mostra iniciou com uma releitura da ginga africana no Brasil e passou para a metade do século passado com o Choro brasileiro, executado na noite por boêmios. Alunos do 9º ano mostraram o ritmo contagiante do rock de Elvis Presley, da década de 1950. Mais tarde, com a Guerra do Vietnã, veio a ascensão dos hippies e a filosofia “Paz e Amor”. Música e dança também se basearam nesse movimento.

Liberdade de expressão e bom humor estavam presentes na peça com a Disco Music, surgido nos clubes voltados para negros e latino-americanos de Nova Iorque e da Filadélfia. Tudo isso culminou com uma reflexão dançante apresentada pelo 1º ano. “Quais os motivos temos para ouvir o que ouvimos e dançar o que dançamos hoje em dia? Esse era o objetivo da nossa reflexão na coreografia do 1º ano”, explica a professora Deisi Correa. “Mostramos apenas um pouco do trabalho porque todo o desenvolvimento adquirido não poderia ser visualizado em tempo tão restrito quanto o de uma apresentação”, completa. A mostra ocorreu quinta e sexta-feira (11 e 12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário