quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Joias dos anos 70

Joinville

A programação do projeto "Ciclos de Cinema", da Fundação Cultural de Joinville (FCJ), traz neste mês de agosto o tema "Joias dos anos 70". As sessões ocorrem às 19h15 no auditório do Museu Arqueológico de Sambaqui com entrada aberta ao público e gratuita.

Amanhã (19) será rexibido a produção "Sonata de outono", de 1978. O drama conta a história de uma famosa pianista que visita sua filha depois de muitos anos. O encontro tenso, marcado por lembranças, revela ressentimentos e cobranças. A história se desenrola ao som de Chopin, Bach, Haendel e Schumann.

No sábado (20) os Ciclos apresentam o filme "O expresso da meia-noite". O estudante americano Billy Hayes, em visita à Turquia, decide traficar alguns pacotes de haxixe escondidos em suas roupas. Ao ser detido, sua vida se transforma em um pesadelo. Após sofrer várias torturas, Billy espera ser libertado, mas inesperadamente é conduzido a um novo julgamento.

Os Ciclos de Cinema são realizados pela Fundação Cultural de Joinville (FCJ) com o apoio do Museu Arqueológico de Sambaqui. As sessões ocorrem todas as sexta-feiras e sábados, às 19h15, no auditório do Museu de Sambaqui. A entrada é aberta ao público e gratuito.

Sinopse dos filmes:

19/8, sexta-feira - Sonata de outono (Horstsonat)
Ingmar Bergman. Suécia. Drama em cores, 1978, 92 min. Com Ingrid Bergman, Liv Ullman, Lena Nyman, Halvar Bjork, Arne Bang, Hansen Gunnar Bjorstrand, Erland Josephson.

Uma pianista visita a filha. Enquanto a mãe é uma mulher segura e artista de renome, a filha é tímida e deprimida. Esse encontro tenso, marcado por lembranças do passado, revela uma relação repleta de rancor, ressentimentos e cobranças. Ao som de Chopin, Bach, Haendel e Schumann, Bergman tece uma amarga reflexão sobre as relações familiares num filme absolutamente brilhante, que reúne num confronto antológico esses dois ícones das telas, Ingrid Bergman e Liv Ullman. Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro em 1979.
20/08, sábado - O expresso da meia-noite (Midnight Express)

Allan Parker. EUA. Drama em cores, 1978, 115 min. Com Brad Davis (Billy Hayes), Irene Miracle (Susan), Bo Hopkins (Tex), Paolo Bonacelli (Rifki), Paul L. Smith (Hamidou), Randy Quaid (Jimmy Booth), Norbert Weissner (Erich), John Hurt (Max), Mike Kellin (Sr. Hayes), Franco Diogene (Yesil), Michael Ensign (Stanley Daniels).

O estudante americano Billy Hayes, ao visitar a Turquia, decide traficar alguns pacotes de haxixe, prendendo-os debaixo de suas roupas. Seu plano acaba não dando certo e ele é detido. Sua vida transforma-se num pesadelo. Brutalmente espancado pela polícia, é jogado em uma imunda prisão. Quando espera ser libertado é inesperadamente conduzido a um novo julgamento com efeito retroativo, que o condena a uma pena prolongada. Só lhe resta mergulhar num inferno de torturas, atrocidades e loucura, junto com outros presos que sobrevivem à espera do "Expresso da meia-noite".

Nenhum comentário:

Postar um comentário