quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Decálogo em 10 episódios

Joinville

Desde ontem (2) até o dia 23, em dias alternados, o SESC Joinville exibe uma série de documentários cujos títulos são cada um dos 10 mandamentos. Em 1988, o diretor Krzysztof Kieslowski (1941-96) realizou a minissérie de televisão O Decálogo, em dez episódios. Apesar de inspirados nos Dez Mandamentos, nenhum dos capítulos traz o preceito religioso indicado, tendo apenas o número como indicação no título original. Os episódios serão exibidos no Teatro do SESC.

O filme foi consagrado no 46º Festival de Veneza como uma obra-prima. A série nunca saiu em vídeo. Nos Estados Unidos, em 2000 foi apresentada no circuito de salas de arte com sucesso notável de crítica e público. Em toda a série foi utilizada a mesma equipe técnica, com apenas uma exceção marcante: o diretor de fotografia, diferente a cada episódio. Para se situar melhor, é bom para o colecionador entender o momento que a Polônia, país intensamente católico, vivia quando a obra foi realizada, ainda sob o jugo do regime comunista. Kieslowski apresenta uma maneira particular de filmar, sempre atento a detalhes - um copo que cai, um menino olhando uma pomba, uma goteira no hospital - com uma extraordinária sensibilidade, que parece ser única entre seus contemporâneos. O trabalho dos atores é de uma enorme naturalidade, sem jamais cair nas armadilhas clichês do telefilme americano. Embora praticamente todas as histórias tenham um final surpreendente ou irônico, elas constituem antes de tudo um grande painel do comportamento humano. No contraponto ao que o cinema norte-americano nos ensinou a ter certas expectativas, Kieslowski surpreende sempre - de forma tão extraordinária, tão pouco usual e infelizmente ainda quase desconhecida - que fica difícil escolher um preferido. Este filme singelo e delicado é das mais belas histórias de amor ao cinema.

Assista:
Decálogo 1 - "Amarás a Deus sobre todas as coisas"
O primeiro episódio trata das emoções a que o ser humano está exposto durante sua passagem pela Terra. Neste, um professor universitário que acredita na razão e nas forças das leis da ciência, convive com seu filho de 10 anos, dividido entre a crença científica paterna e a fé religiosa de uma tia.
Recomendado para maiores de 16 anos.
Quando: 02/08/2011 - terça-feira, das 19:30 às 21:00
Local: Teatro SESC Joinville
Entrada Franca

Quarta – dia 03/08
19:30 - Cinema: "Decálogo - Não invocarás o Santo Nome de Deus em vão" 
Quinta - 04/08
19:30 - Cinema: "Decálogo - Guardarás domingos e Festas de Guarda" 
Sexta - 05/08
19:30 - Cinema: "Decálogo - Honrarás Pai e Mãe" 
Terça - 09/08
19:30 - Cinema: "Decálogo - Não matarás" 
Quarta - 10/08
19:30 - Cinema: "Decálogo - Não cometerás adultério" 
Quinta - 11/08
19:30 - Cinema: "Decálogo - Não Roubarás" 
Sábado - 13/08
19:30 - Cinema: "Decálogo - Não levantarás falso testemuho" 
Domingo - 21/08
19:30 - Cinema: "Decálogo - Não desejarás a mulher do próximo" 
Terça - 23/0819:30 - Cinema: "Decálogo - Não cobiçarás as coisas alheias" .

Nenhum comentário:

Postar um comentário